Objectivos

O curso de Pós-Graduação em Biodiversidade Adaptação e Alterações Globais tem como objectivo dar formação avançada nas áreas da Biologia e Ciências da Vida como complemento da formação de 1º ciclo. Destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir formação complementar nas áreas de integração de conhecimento suscitada pela situação emergente das alterações globais (e.g. Biologia, Bioquímica, Farmácia, Medicina, Veterinária, Agronomia, Ciências da Saúde e afins, Geografia e Ciências do Ambiente). Esta formação será multidisciplinar, procurando dotar os formandos de conhecimento avançado e especializado com aplicação nas áreas de investigação científica de ponta e em áreas de crescente empregabilidade para recursos humanos altamente qualificados e com formação diferenciada, como os sectores Ambientais e da Saúde.

O objectivo deste Curso de Pós-Graduação é ainda o de fornecer as ferramentas capazes de permitir operar, prever e antecipar as consequências dos impactes globais, aspecto essencial para a adaptação da resposta quer pelas sociedades humanas quer pela própria biodiversidade.

A formação fornecida irá permitir uma via de rápida profissionalização, como técnico em empresas de estudos ambientais, educação ambiental, ou em qualquer empresa com preocupações ambientais ou que interaja com a Biodiversidade ou recursos naturais.

Interessa também a alargar a base de recrutamento a formandos dos PALOPs e endereçar algumas das problemáticas do Curso aos países Africanos.

Este Curso apresenta três áreas distintas de formação com claras zonas de interacção e complementaridade. A formação será feita essencialmente numa destas áreas através de uma série estruturante de cadeiras obrigatórias e cadeiras opcionais.